Manual Prático De Arquitetura Para Clínicas E Laboratórios

  • Autor: Ronald de Góes
  • Editora: Editora Blucher

Sinopse

A crise do sistema de atendimento público de saúde no Brasil, esfacelado na sua estrutura física e operacional, tem levado muitos profissionais a implantarem as suas próprias estruturas de atendimento, voltadas, no entanto, mais para uma clientela gerada pelos planos e seguros de saúde privados.
As normas do Ministério da Saúde, via ANVISA, organizadas mais para orientar as construções das unidades públicas de saúde, não fornecem orientação para estruturas privadas, que padecem do suporte técnico necessário para serem implantadas. Estas utilizam, geralmente, por via indireta, os parâmetros construtivos estabelecidos para a rede pública ou, via de regra, a experiência de terceiros e do seu próprio corpo clínico.
No caso de Laboratórios, não é muito diferente. Entretanto, em razão de serem estruturas mais complexas, comportando equipamentos sofisticados e caros, além de não serem muito diferenciados dos existentes na rede pública, contam com mais parâmetros normativos para orientarem as suas construções.
Por outro lado, como novidade, decorrente do processo de globalização da economia e do incremento das exportações do país, surge em grande quantidade um novo tipo de laboratório, cuja existência era, até pouco tempo, de número bastante reduzido, ligado à rede pública de saúde: os laboratórios de certificação de produtos. Essas estruturas têm o objetivo de certificar produtos de exportação dentro dos padrões de qualidade internacionais, tipo ISO, por exemplo.
Diante do aumento da demanda, esse tipo de laboratório passou a fazer parte dos estudos, pesquisas e atividades práticas do autor.
Longe de desejar esgotar o assunto, o presente livro procura atender às solicitações de alunos e profissionais de todos os lugares do Brasil, onde o autor ministra cursos e presta assessoria técnica nessa atividade nobre e apaixonante: a arquitetura para unidades de saúde.