15 Estilos De Liderança Cristã: Do Horeb À Web Ou Do Cajado Ao Teclado

  • Autor: José dos Santos Marques
  • Editora: Editora Dialética

Sinopse

Começamos com Abraão, de quem extraímos o poder de intercessão dialogando com Deus e defendendo a causa de Sodoma. Jacó, tangido pelo amor de sua vida, Raquel, ultrapassou obstáculos e atingiu a meta. José, do Egito, acreditou nos sonhos e soube interpretá-los, livrando as populações da época da fome que se avizinhava.
Moisés, humilde, não queria a liderança, mas conduziu o povo de Deus com enorme competência e defendeu os israelitas diversas vezes perante Deus. Josué deu continuidade à obra de libertação e introduziu o povo eleito na terra prometida.
Passamos depois pelo período da realeza, ressaltando as figuras de Davi, Salomão e Josafá, cada um com as suas especialidades, deixando-nos exemplos de fé e coragem, entre muitos outros. Isaías é o profeta-poeta, que escreve com leveza e beleza ressaltando as forças da natureza na volta dos cativos à terra prometida.
Pedro e Paulo se inserem na lista com avantajada competência, portanto, com deferência especial nos seus comentários, inclusive com um paralelismo entre os dois.
São Bento, São Francisco de Assis e São Vicente de Paulo, extrapolando fé e humildade, nos deixam alentados exemplos úteis para o nosso dia a dia. O Papa Francisco nos encanta a cada momento com os seus pronunciamentos. E, para terminar, no último capítulo, que coroa a obra, há uma referência especial a Maria Santíssima, única presença feminina, cujo perfume inebria os figurantes masculinos.