Estudo Da Capacidade De Geração De Biogás Para As Cidades De Barra Mansa, Resende E Volta Redonda Para A Implantação De Uma Usina De Biodigestor Anaeróbico

  • Autor: Cláudio Almeida
  • Editora: Editora Dialética

Sinopse

A geração de resíduos é uma consequência natural da vida humana e vem aumentando com o crescimento populacional, urbanização e industrialização. O contínuo despejo a céu aberto de resíduos sólidos nas principais cidades do mundo em desenvolvimento resultam em consequências significativas para a saúde e o meio ambiente porque a decomposição descontrolada de resíduos pode levar a doenças epidêmicas, proliferação de odores desagradáveis e mudanças climáticas.
No Brasil, o poder público é o responsável por tratar e destinar corretamente sem trazer consequências ambientais e sociais, porém a falta de fiscalização, falta de rigor no cumprimento da lei e a falta de conscientização da população fazem com que esse problema seja ignorado.
A industrialização durante as últimas três décadas na região sul fluminense, em particular, as três maiores cidades, Barra Mansa, Resende e Volta Redonda, tem enfrentado um problema comum, o aumento de lixo urbano devido ao crescimento populacional. As prefeituras terão que encontrar meios para o descarte ambientalmente adequado dos resíduos urbanos, pois as capacidades dos aterros sanitários da região estão no limite. O tratamento anaeróbico desse material através de biodigestores para aproveitamento de biogás e geração de energia elétrica é uma alternativa viável, além de contribuir para minimizar os impactos ambientais causados pela destinação inadequada.