Repercussões De Outrora - Livro 2 (entardecer No Pampa)

  • Autor: Ricardo Ribeiro Alves
  • Editora: Editora Appris

Sinopse

Entardecer no Pampa é o segundo livro da trilogia espírita Repercussões de Outrora. Ele conta a história dos amigos Tobias e Honório, que se conheceram em um seminário de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, em 1939. Enquanto Tobias decide continuar sua vocação visando ao sacerdócio, Honório abandona o colégio e regressa à sua cidade natal, São Gabriel, localizada no Pampa Gaúcho, a m de retomar a lida campeira em estâncias da região.
Em Colônia, terra natal de Tobias, moram Anna Fermatti e seus lhos, Elena e Filipo, sendo esse uma criança com necessidades especiais. Algumas pessoas presenciam estranhos acontecimentos com a jovem Elena que são motivo de opiniões divergentes.
Com o misterioso assassinato do padre Enrico Vitali, o jovem sacerdote Tobias assume a direção da paróquia de Colônia para desaprovação do enigmático
ajudante Ptolomeu e da histérica beata Catarina.
Por sua vez, Honório trabalha em estâncias da região de São Gabriel e segue com seus con itos existenciais, alguns deles explicados por seu amigo Juarez,
frequentador do centro espírita da cidade. O local recebeu, em 1946, uma comitiva do Rio de Janeiro, entre os quais estavam o senhor Francisco e seu pequeno lho, Baltazar.
A primeira parte do livro aborda as histórias que ocorreram nas duas localidades até que os dois amigos, Tobias e Honório, en m, reencontram-se, anos depois.
A segunda parte se passa no Rio de Janeiro, em 2017, e se inicia com o lançamento do livro publicado pelo diretor Baltazar, além de dar sequência à história
já retratada em A Janela do Castelo (o primeiro da trilogia Repercussões de Outrora).
Um novo personagem, porém, será o elo entre as duas tramas: a do presente e aquela que se passou no interior gaúcho décadas atrás. Graças a essa pessoa, Baltazar retorna a São Gabriel, depois de mais de sete décadas, e, com o auxílio de Alyce, promove novamente o reencontro entre os dois amigos seminaristas, agora nonagenários.