Reflexões Sobre Meio Ambiente E Desenvolvimento Rural: Volume Ii

  • Autor: Gustavo Meyer
  • Editora: Editora Appris

Sinopse

O segundo volume do livro Reflexões sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural representa uma continuidade de divulgação da produção acadêmica-intelectual realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-Mader), da Faculdade UnB Planaltina (FUP). A partir das pesquisas e dissertações produzidas em coautoria entre docentes e discentes, a coletânea busca exercitar a interdisciplinaridade e a cooperação acadêmica, analisando criticamente dimensões e desafios do desenvolvimento rural e suas relações com a natureza. O PPG-Mader tem como objetivo contribuir para a construção de conhecimento crítico e promoção do desenvolvimento rural sustentável, por meio da qualificação e formação, em nível de mestrado, de pesquisadores(as), docentes e profissionais capazes de organizar, fomentar e propor caminhos estratégicos para a busca interdisciplinar e intersetorial de soluções aos problemas ambientais.
As três linhas de pesquisa (Desenvolvimento Rural Sustentável e Sociobiodiversidade; Políticas Públicas para o Meio Ambiente e o Campo; e Avaliação Socioambiental e Agrária) fomentam estudos críticos, buscando compreender e discutir soluções a problemas resultantes de processos predatórios de expansão da fronteira agrícola, especialmente no Cerrado e na Amazônia brasileiros. Cabe destacar que o PPG-Mader, além de ter formado mais de 70 mestres, tem se destacado na formalização de parcerias com instituições públicas e movimentos sociais.
Os 10 capítulos desta coletânea analisam o desenvolvimento rural brasileiro e suas inter-relações com o meio ambiente. Alguns dos temas desta rica coletânea incluem: financeirização e mercantilização da terra e dos bens da natureza; sociobiodiversidade; agroextrativismo; transição agroecológica; e políticas públicas voltadas para a conservação ambiental e o desenvolvimento rural sustentável.
A partir de pesquisas sobre a gestão dos recursos naturais, agrobiodiversidade e práticas produtivas sustentáveis, o conjunto de trabalhos que compõem a presente coletânea representa uma contribuição acadêmica para as famílias rurais que lutam para sobreviver com dignidade e com amparo legal, tecnológico e institucional. Muito ainda há de ser feito para garantir o protagonismo dos povos do campo que estão à margem do modelo agroexportador capitalista dos grandes conglomerados transnacionais, mas é importante construir um novo caminho, mais democrático, justo e equânime.