Intensa

  • Autor: Tahereh Mafi
  • Editora: Universo dos Livros

Sinopse

"Sua vida desmoronando, seu povo perseguido e seu coração partido.
Mas das cinzas ela encontra o amor e a esperança em meio a um cenário de guerra.

Em 2003, meses depois de os Estados Unidos declararem guerra ao Iraque, o mundo político norte-americano está de ponta-cabeça. A tensão é palpável, há ocorrências crescentes de crimes de ódio, agentes do FBI estão se infiltrando nas mesquitas locais e a comunidade muçulmana passa a ser mais perseguida do que nunca.
Nesse contexto, Shadi mantém a cabeça baixa. Está ocupada demais afogando-se em seus próprios problemas para conseguir um tempo e lidar com a discriminação. O nome de Shadi remete à alegria, mas ela está atormentada pela tristeza. Seu irmão está morto, seu pai está morrendo, sua mãe está desmoronando e sua melhor amiga misteriosamente saiu de sua vida. Para completar, é claro, há a pequena questão de seu coração – que está partido.
Shadi tenta sobreviver ao seu mundo em ruínas enquanto trava uma batalha silenciosa. Ela devora sua própria dor, a cada dia mergulhando mais fundo em si mesma até que, finalmente, um dia, tudo muda.
Ela explode.
Intensa é um olhar contundente sobre uma família muçulmana após os atentados de 11 de setembro. É a história de uma filha de imigrantes em meio a uma crise de identidade, que se apaixona e encontra esperança em meio a uma guerra moderna.


Sobre a autora
TAHEREH MAFI é autora best-seller do The New York Times com a série Estilhaça-me, que foi publicada em 22 países e só no Brasil vendeu mais de 160 mil exemplares. Depois do estrondoso sucesso ao redor do mundo, a ABC Studios adquiriu os direitos da série e lançará uma adaptação para a TV.
Mafi também é autora dos livros Oceano entre nós, Além da magia e A magia do inverno, também publicados pela Universo dos Livros. Os dois últimos receberam diversos prêmios no gênero fantasia, que também consagrou seu marido Ransom Riggs, autor da trilogia O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares.

Elogios à obra
“Tahereh Mafi escreveu um romance convincente e atual sobre amor, família e a natureza extremamente complexa da religião e da fé. Intensa é ao mesmo tempo profundo e bonito.”
– Matt de la Peña, autor best-seller do The New York Times e vencedor da Newbery Honor por The Last Stop on Market Street

“De modo magnífico e poético, Mafi é inflexível em sua representação da dor e de verdades brutais, mas também consegue tecer uma narrativa que transborda emoções e esperança. Este é um livro que eu gostaria de ter lido quando era jovem. Estou muito feliz que os jovens leitores tenham essa chance agora. Uma história verdadeiramente especial.”
– Jasmine Warga, autora best-seller do The New York Times e vencedora da Newbery Honor por Other Words for Home

“Após Oceano entre nós, indicado ao National Book Award, Mafi traz outro romance de impressionante intensidade emocional para o público jovem. Shadi, complexa e introspectiva, relata como é lidar com os desafios da islamofobia e de tantas outras questões. Com sua prosa magistralmente convincente, o livro surpreende e envolve, conduzindo os leitores a um clímax inevitável, mas emocionante. Embora um sentimento febril percorra todo o texto, também há formidáveis nuances no modo paradoxal e contraditório com que Shadi pensa. Há implicações emocionais de grande magnitude e riscos máximos. Uma leitura contundente, poderosa e imperdível. Mafi enfrenta questões de saúde mental, suicídio, racismo e amor-próprio de maneira a despertar reações poderosas e viscerais nos leitores. Ler este romance é como cair de cabeça na vida cotidiana de uma família muçulmana nos Estados Unidos pós-11 de setembro. Uma história simples e realista, sem clichês, que deixará uma marca.”
– Kirkus Reviews (resenha estrelada)

“A prosa de Mafi é convincente e dribla sentimentalismos, dando voz à angústia universal comum aos adolescentes. Ela lida de maneira hábil com as questões atuais de racismo e discriminação, destacando imprecisões tantas vezes atribuídas a indivíduos de fé muçulmana. Seus personagens bem desenvolvidos saltam das páginas, especialmente em momentos românticos. Um olhar emotivo e importante sobre a experiência de uma adolescente muçulmana nos Estados Unidos.”
– School Library Journal (resenha estrelada)

“Mafi mostra, de maneira clara e comovente, como o luto pode escalar incontrolavelmente e invadir todas as áreas da vida.”
– Publishers Weekly

“Mafi apresenta algumas questões importantes, como o dilema entre a resistência passiva e o confronto enquanto estratégias para a vida em comunidade. As cenas de agressão antimuçulmana são breves, mas impactantes.”
– Bulletin of the Center for Children’s Books

“Mafi retorna com outro romance lírico contemporâneo. Uma história dolorosa e emotiva que aborda as várias lutas internas de uma filha de imigrantes.”
– Buzzfeed

Da mesma autora, leia também:
• Oceano entre nós
• Série Estilhaça-me
• A magia do inverno
• Além da magia
"