Bailares Gaúchos De Antanho - Tomo I

  • Autor: Rodrigo Gil Ribeiro
  • Editora: Editora Dialética

Sinopse

"BAILARES GAÚCHOS DE ANTANHO" traz um punhado histórico, musical e coreográfico sobre temas bailáveis gaúchos de antigamente. Desejamos buscar principalmente um ganho cultural para o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), não para hoje, mas principalmente para as futuras gerações. Apresentamos esta pesquisa histórica sobre bailes antigos, buscando informações nos registros do extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (I.G.T.F.) sobre os temas Dandão, Lobisomem, Marrequinha da Lagoa, Riachão, Tremedal, Polca Mancada, Tirana Grande, Sapateio, Chico, Rancheira Marcada, Ratoeira, diversos chotes, quadrilhas, valsas, dentre outras danças ensinadas pelo Tio Belizário (Augustinho Manoel Serafim).
Temos também buscado nos últimos anos prestigiar e divulgar a riquíssima obra da saudosa folclorista professora Lilian Argentina, cujo acervo pessoal somado ao que está nos arquivos do IGTF, trará incontáveis ganhos ao Movimento atual, abrindo um leque com inúmeras "novas" danças, até hoje desconhecidas do público tradicionalista.
Todas as informações trarão um ganho importantíssimo para revivenciá-las no seio dos Centros de Tradições Gaúchas, entidades culturais, e demais sociedades recreativas, estudantis, bibliotecas, etc, para que se possa trazer à tona estes conhecimentos hoje "empoeirados" e um tanto quanto "secretos", podendo vivenciá-los novamente de forma espontânea como "novos" temas bailáveis, que outrora estiveram vigentes em nosso Rio Grande.
A folclorista Lilian Argentina é a mentora mor das principais pesquisas folclóricas do IGTF, tendo ido a campo, revisado e catalogado quase todas as pesquisas que encontramos no MARS, juntamente com as outras bravas pesquisadoras Martly Schol, Rose Marie Reis Garcia e Sônia Campos.
Isso merece todo nosso aplauso pois comprova que em pleno século passado, época de todo um preconceito, e até sentimento de machismo, notamos e comprovamos que também foram as mulheres peças fundamentais de todo um processo cultural enriquecedor, mas, infelizmente, o nome delas ficou de lado, por motivos ainda duvidosos, tendo toda a "fama" cultural em nosso Estado ficado apenas em nome dos homens pesquisadores de danças.
Essa será uma oportunidade ímpar de, postumamente, prestarmos nossos agradecimentos a esta pioneira pesquisadora e folclorista gaúcha, Lilian Argentina, que também merece ser estudada pelas gerações futuras. Nosso objetivo maior como pesquisadores na área tradicionalista é que estes temas bailáveis voltem a ser divulgados pelos grupos de danças. Mas não só isso. Fundamentalmente, que retorne ao povo o que é do povo.