Pescaria Noturna

  • Autor: Yedda Raynsford Macdonald
  • Editora: Editora Appris

Sinopse

Para Jung, a criatividade faz parte da natureza da psique. Psicologicamente falando, a criatividade está na tensão de opostos que ao ser suportada constelará um terceiro elemento. Esse terceiro elemento, ou tertium non datur, não é nem a soma dos dois outros, nem um caminho intermediário, mas algo novo, inédito, que ao ser integrado à consciência poderá ser coagulado em novas respostas a dilemas, novos caminhos artísticos, a saber, a palavra que faltava à poesia, à imagem da pintura, à forma que o escultor buscava ou a qualquer novo redirecionamento de olhar sobre a vida e os relacionamentos. É no diálogo entre consciente e inconsciente, luz e sombra que garimpamos nosso ouro.
Neste livro, nove analistas junguianos mostram em seus artigos, a visão de Jung e de alguns de seus seguidores sobre o psiquismo. Mitos, imagens arquetípicas e a expressão da criatividade humana vem enriquecer nossa noção do que é ser Homem. Ser humano é ser perfeito em possibilidades, mas ainda atrapalhado na realidade. Caminhando para a totalidade, meta utópica e sempre à frente, o processo que Jung denomina individuação ou tornar-se si mesmo demanda o confronto com o lado sombrio da personalidade, e para que a sombra seja ampliadora há que se conectar ao potencial criativo.
Os capítulos contidos nesta obra percorrerão o caminho da sombra e da criatividade, dos sonhos e da arte, da poesia, das expressões na prática clínica (desenho, música), bem como o tema da sombra na família, a adolescência, as perdas, o medo e a mitologia. Pescaria Noturna convida-nos a refletir sobre as várias possibilidades criativas de elaborar nosso lado sombrio e nos tornarmos mais conscientes e caminhando no processo contínuo da individuação.