Fim Da Crucificação: O Quinto Evangelho

  • Autor: Neuton Lelis
  • Editora: Viseu

Sinopse

Em 1979, na cidade de Santiago do Chile, o catarinense de Indaial, de nome Iuri Thais, aos 31 anos de idade, então um consultor metafísico profissional, o popular vidente, durante um jejum, teve a revelação que em sua vida passada havia sido Jesus Cristo, que esta seria sua nova missão em cumprimento de mandato divino e do retorno prometido aos seus discípulos. Sem titubear, como se descesse da cruz, pegou o nome INRI, um epíteto de escárnio que os algozes colocaram sobre a cabeça de Jesus, destruiu todos documentos pessoais, tornou-se INRI CRISTO. A coroa de espinhos, a túnica, o manto e as sandálias, passaram a ser sua indumentária, um Jesus Reencarnado nas ruas do século XX e agora do século XXI.
Trata-se de uma longa jornada fartamente documentada e registrada em fotos, vídeos, livros. INRI CRISTO chega aos 70 anos, acompanhado por 12 discípulos, 9 mulheres e 3 homens, mora em Brasília, bastante conhecido por sua presença na mídia popular e de humor e nunca foi levado a sério. Essa rejeição só não tem a violência das primeiras décadas. Em sua caminhada visitou boa parte do mundo, foi preso 48 vezes e agredido moral e fisicamente em muitos momentos, alguns registrados em vídeos. Obviamente o desafio de se propor a reencarnação de Jesus Cristo é um desafio imenso.
Este livro não é um mero relato biográfico, nem religioso, nem faz proselitismo, muito menos julgamentos. Apresenta uma justaposição da anunciação de INRI CRISTO com patamares da história e busca os sinais religiosos ou não que o respalde. Ele nasceu em 1948, junto com o estado de Israel, ambos completaram 70 anos e estamos em uma era apocalítica, desde a explosão da primeira bomba atômica, em 1945. O resto está no livro, que tecnicamente narra o fim da crucificação, tecnicamente um quinto evangelho.