Milton Gonçalves: Memórias Históricas De Um Ator Afro-brasileiro

  • Autor: Elaine Pereira Rocha
  • Editora: eManuscrito

Sinopse

Milton Gonçalves é ator e diretor de teatro, televisão e cinema reconhecido nos âmbitos nacional e internacional. O ator recebeu inúmeros prêmios e honras e é dono de um rosto e uma voz inesquecíveis, que acompanham a vida dos brasileiros por mais de meio século. Mas ele é também uma figura política, testemunha e participante de momentos cruciais da história do Brasil, ativista contra o racismo e a discriminação dos negros. Sempre disposto a emprestar sua imagem para campanhas humanitárias, por justiça social e por uma sociedade mais igualitária. Do ponto de vista pessoal, Milton Gonçalves traz em sua trajetória um pouco do que os negros enfrentaram no país desde a abolição, em sua luta por integrar-se na sociedade de maneira justa e sem discriminação.
Este livro é resultado de um trabalho de pesquisa que se desenvolveu por alguns anos, reunindo entrevistas, documentos e bibliografia, e que ao final vem propor uma leitura da história do negro no Brasil através da trajetória de Milton Gonçalves, explorando o potencial da biografia nos estudos históricos. Milton Gonçalves é descendente de escravos que trabalharam na lavoura de café, no sudoeste de Minas Gerais, seus pais eram lavradores na mesma cidade em que seus avós foram escravizados. A história da família serve como estudo de caso para o período pós-abolição e a gradativa emigração dos negros das regiões escravistas para as grandes cidades, ressaltando os desafios para a adaptação no novo ambiente e no mercado de trabalho da capital paulista, onde seu pai se engajou como operário na construção civil e sua mãe, como empregada doméstica.
Ao longo de nove décadas, Milton Gonçalves testemunhou importantes eventos históricos para o Brasil, como a Era Vargas e a Ditadura Militar, por exemplo, e participou ativamente de outros, como o desenvolvimento de uma nova estética teatral, com o Teatro de Arena, a evolução da televisão no Brasil, a campanha pelas "Diretas Já!". Enfrentou recessões econômicas, censura e duas ditaduras. Homem negro de origem humilde, sua trajetória de vida não deveria ser peculiar, mas é, porque a história do Brasil, em geral, não é contada sob a perspectiva do negro e das classes mais baixas. Da mesma forma, construir uma carreira profissional como ator e diretor, sendo negro no Brasil, possui especificidades que abrangem questionamentos de ordem social, cultural e política.
A história de vida do ator apresenta-se entrelaçada com a evolução política e social do país nesse período, de forma que questões de cunho pessoal, como a própria sobrevivência e educação, refletem a experiência de milhões de pessoas invisíveis para a história oficial do país. Enquanto que na sua atuação pública mesclam-se uma participação ativa na vida política brasileira e a conquista de um espaço na cultura dramática brasileira.