Sinopse
Em O emprego na globalização: a nova divisão internacional do trabalho e os caminhos que o Brasil escolheu, Marcio Pochmann faz rigorosa genealogia do desemprego e da precarização do trabalho na atualidade. Em linguagem acessível, o autor aborda temas que auxiliam o leitor a entender o mercado de trabalho brasileiro.
Estruturado em cinco partes, o livro contempla uma discussão inicial sobre a nova repartição do trabalho no mundo. Em seguida, aborda sua evolução a partir do declínio do número de ocupações. Na terceira e quarta partes são analisadas as situações de desemprego no mundo e no Brasil. A última trata das potencialidades que podem ser mobilizadas no enfrentamento do excedente de mão de obra em nosso país.
Apoiando-se em vasto e consistente volume de dados, o autor revela a verdadeira tragédia social embutida nas políticas econômicas ditas modernizantes. Além disso, mostra que, no Brasil, poucas empresas estão preparadas para incorporar novas técnicas que aumentam a produtividade e podem causar desemprego. Pochmann levanta ainda um conjunto de políticas que podem ajudar a reverter as tendências desfavoráveis mostradas ao longo de O emprego na globalização, oferecendo ao leitor uma visão original sobre assuntos de crucial importância para o desenvolvimento do país.