Sinopse
Previno os leitores que não me animei a publicar esta obra com o intuito de explorar o sensacionalismo, gênero de jornalismo esportivo, infelizmente, muito em voga em certa imprensa que, de outro modo, não teria público e que, no entanto, muito mal faz ao esporte, que necessita de quem eduque e oriente os seus praticantes, torcedores e dirigentes.
Nada de escândalos contém esta obra, que reúne todo o meu trabalho jornalístico na Copa do Mundo de 1938, na qual estive presente como representante de “A Gazeta”.
Como profissional, esforcei-me para servir os leitores do meu jornal da melhor maneira possível. Consegui algo, descrevendo, embora modestamente, as peripécias do magno campeonato, a campanha inesquecível da Seleção Brasileira, enfim, os principais acontecimentos da competição.
Como membro da delegação e como esportista, cumpri igualmente o meu dever. Obedeci os chefes com a disciplina que se impunha e tive, de sua parte, as maiores atenções. Fui amigo de todos os demais membros e, igualmente, tive a ventura de contar com a amizade de todos.
Os que se integraram na delegação com o senso da responsabilidade e espírito da disciplina, regressaram muito satisfeitos, sem queixa ...