A Espiritualidade De Quase Todo Mundo No Cinema: Resenhas Espirituais De Meditações Cinematográficas

  • Autor: Ivan Santos Rüppell Júnior
  • Editora: Editora Dialética

Sinopse

A Espiritualidade no cinema de quase todo mundo é a descoberta que as virtudes e sensações, esperanças e desejos que fazem a vida da gente andar pra frente, são experiências de um Ser humano bem mais complexo e lindo que um amontoado de células e nervos.
A Espiritualidade dos cidadãos do Ocidente sempre foi mais racional que do restante do planeta, o que não significa que não somos espirituais. Pois, desde Platão até Agostinho, os filósofos que fundaram nossa maneira de pensar, bem, já sabiam que a transcendência e a interioridade da Humanidade são a bonita consciência que temos.
Daí que esta nossa personalidade pensante e emotiva é o nosso espírito, tá entendendo? Sim, não há nada mais espiritual do que viver nossa história na plenitude da experiência humana de olhar e perceber, tocar e sentir, enxergar e chorar a vida por nós mesmos; pois assim somos nós!
Uma raça humana que vive espiritualmente num corpo físico cheio de sentidos sensacionais, pois o que há de melhor que sentir e respirar o que se pensa e visualiza, como já buscava o Anjo Damiel (Bruno Ganz) no ótimo filme Asas do Desejo (de Wim Wenders, 1998)?
É isso! "A Espiritualidade de quase todo mundo no cinema" traz resenhas espirituais que percebem as realidades interiores do Ser humano surgindo nas virtudes e sentimentos mais comuns de todos nós, enquanto nos convida para refletir cinematograficamente sobre a nossa jornada existencial no universo; algo que com pipoca e guaraná vai ficar melhor ainda.