Carmilla: a vampira de Karnstein

  • Autor: Sheridan Le Fanu
  • Editora: UBK Publishing House

Sinopse

Após a morte da mãe, Laura vive isolada com o pai em um castelo na Estíria. A situação muda quando eles presenciam um acidente perto do castelo. Da carruagem acidentada, uma dama distinta pede ajuda para a filha, uma jovem de saúde frágil. Eles recebem de bom grado a hóspede inesperada: Carmilla. Imediatamente, Laura descobre um vínculo inexplicável com a moça misteriosa, o que a leva a sentimentos contraditórios e avassaladores.

Tudo sobre Carmilla é enigmático. Laura e o pai notam hábitos peculiares na jovem: ela dorme com as portas e janelas trancadas, não sai dos aposentos antes do meio-dia, quase não se alimenta e tem acessos de raiva quando está perto de algum tipo de cerimônia religiosa. Além disso, a chegada da moça traz à tona antigos pesadelos da infância de Laura. Simultaneamente, casos indecifráveis de ataques a mulheres ocorrem nas vilas ao redor do castelo. Tais eventos poderiam estar ligados a uma jovem bela e envolvente como Carmilla, ou seriam apenas meras coincidências?

Carmilla é o primeiro livro de literatura que traz como protagonista uma vampira. O conto foi publicado como periódico na revista Dark Blue entre 1871 e 1872 e incorporado em In a Glass Darkly, uma coleção de contos de Sheridan Le Fanu em 1872. Considerado um ícone gótico do século XIX, o conto inspirou Bram Stoker a escrever sua obra consagrada: Drácula.